De volta ao teatro – In On It por Rubens Ewald Filho

O surpreendente In On It

Estava com saudades de ir ao teatro. Infelizmente nos meses de dezembro e janeiro, a temporada esfria e as estreias importantes ou badaladas não acontecem. Mas também não sou crítico da área e assisto apenas o que me interessa. Por isso, cometo falhas.

Fiquei muito feliz de assistir no domingo, no Teatro Faap, à montagem carioca deste In on It, texto que apresenta no Brasil o dramaturgo canadense Daniel MacIvor. No que parece, é um texto que ele desenvolveu com um grupo de teatro que dirigia, chamado Da Da Câmera.

É basicamente um exercício teatral, muito bem desenvolvido com a ajuda de um mestre, Enrique Diaz. Ele é irmão de Chico Diaz, diretor da excelente Companhia dos Atores, que hoje é o primeiro time do teatro carioca, que ajuda a tornar o espetáculo criativo, divertido, muito engraçado, além de humano e bem sacado.

Na verdade, ele pisa em terreno perigoso quando custa a começar, deixa os atores falarem com a plateia, sempre de forma simpática, sem a altivez e prepotência de alguns.  Inclusive, faz um falso final e a plateia aplaude, mas a peça ainda não acabou e eles brincam com isso.

Poderia haver uma reação negativa – Puxa, ainda não acabou! – mas isso não acontece. Pela habilidade da direção e nem tanto do texto (mais um jogo teatral, onde dois atores revezam papéis, com duas cadeiras e nada mais. Como aliás está em moda, não sei se por economia ou estilo.

Tudo é muito preciso, mas não funcionaria se não fosse pelo trabalho dos atores, que sem qualquer recurso de maquiagem, ou mesmo de figurino (no máximo ocorre a troca de um casaco) fazem vários personagens (inclusive feminino e gay).

Os dois são excelentes e só se lamenta que estejam radicados mais no Rio e não os vejamos tanto aqui em São Paulo.

Ambos mais conhecidos pelo cinema: Fernando Eiras por seu trabalho com Júlio Bressane em Filme de Amor, no qual ele deu uma nova vida ao trabalho do muito discutível cineasta, e Emílio de Mello, de Cazuza Amores Possíveis.

Conheço Fernando há muitos anos, desde quando escrevi a novela Gina,na Globo. Sempre gostei dele e fiquei super feliz de vê-lo em cena, tão seguro, tão brilhante. É um show dos dois atores, num espetáculo de qualidade que recomendo com alegria.

8 fevereiro 2010

Post tirado de Blog do Rubens Ewald Filho – http://blogs.r7.com/rubens-ewald-filho

Endereço para o post: http://blogs.r7.com/rubens-ewald-filho/2010/02/08/de-volta-ao-teatro-in-on-it/

Deixe um comentário

Arquivado em crítica, Pré-Estréia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s